segunda-feira, dezembro 02, 2013

O Enxoval

Assim que fiquei noiva, minha mãe, minha tia e minha avó me falaram: "Você precisa começar a montar seu enxoval agora!".

Confesso que na hora nem dei tanta importância.
Tão bobinha!!

Eu tenho vários conselhos a vocês, eu sei, mas esse é importantíssimo:
Comecem a montar o enxoval logo que iniciarem os preparativos do casamento!

O enxoval é um conjunto de roupas essenciais para iniciar uma vida de casados. Um enxoval básico compreende roupas de cama, mesa e banho. Os mais completos incluem até roupas íntimas e pijamas.

Com base no que tenho conversado com a minha família e estudado na internet, compartilho com vocês uma lista básica.
Depois aos poucos vocês vão completando conforme a necessidade.

Cama
3 jogos de cama de casal (fronhas, sobre-lençol e lençol com elástico)
1 protetor de colchão
2 colchas
1 edredom
2 cobertores (1 leve e 1 de lã)
2 protetores de travesseiro
4 travesseiros
2 pares de fronhas avulsas

Banho
3 jogos de banho (toalha de banho, rosto e piso)
4 toalhas de banho avulsas
3 toalhas de lavabo
2 pisos avulsos
2 roupões (ele/ela)
1 piso emborrachado para o box

Mesa
3 toalhas de mesa
1 toalha de mesa para eventos especiais (pode ser uma branca)
1 toalha plastificada
4 jogos americanos
6 descansos de panela
2 aventais
10 panos de prato
4 toalhas de mão
1 luva térmica

Àrea de Serviço
4 panos de chão
2 flanelas
6 panos de limpeza geral

Algumas dicas importantes:

- Tentem combinar as peças entre si para facilitar nas variações e na compra de peças avulsas.
- Não abram mão da qualidade! Para roupas de cama e banho prefira tecidos 100% algodão.
- Verifiquem o tamanho do colchão antes de comprarem roupas de cama.
- Nem sempre o tecido com mais fios é melhor. Lembrem-se que quanto mais fios, mais pesado e difícil para a passagem de ar. O ideal é lençóis com mais fios para o inverno e menos para o verão.
- Considerem se terão quarto de hóspedes. Se sim, é necessário montar um kit de cama e banho específico também.

Assim que começarem a guardar o enxoval em suas casas, o ideal é guardar os itens em armários fechados e de acordo com a categoria. Assim facilita na hora de usar.

O que acharam?
Se tiverem outras dúvidas, podem postar nos comentários!

S2

Um comentário:

  1. No meu caso, comece a montar seu enxoval mesmo que você nem ainda tenha um namorado, mas enquanto espera a vontade do Pai, já vai ficando pronto! rsrsrsrsr

    ResponderExcluir